quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pauta do II Encontro

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARABÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE PROGRAMAS E PROJETOS

2º- encontro do Pró-letramento
Data: 03/11/2009
Locais: E.M.E.F.José Mendonça Vergolino e Dr. Paulo Umbelino
Público alvo: Professores de 1º a 5º ano da rede
Formadoras: Maria Joaquina, Elis Jane, Taciana, Eliz Sampaio, Jaciele, Kênia
MANHÃ
08 h às 08h20min
- Leitura compartilhada ou dinâmica
08h20min às 9h
- Pensando junto – socialização das atividades e estudo
09 h às 09h40min
- Revisão dos Eixos Necessários à Aquisição da Língua Escrita em slides.
09h40min às 10h55min
Intervalo
10h55min as 11h05min
Análise das atividades relacionadas aos eixos.
11h05min às 11h35min
Socialização das atividades e considerações do tutor.
11h35min as 12h00min
Avaliação de desempenho dos formadores.
TARDE
14h às 14h25min
Introdução do fascículo avaliação
14h25min às 14h40min
Apresentação dos instrumentos
14h40min às 15h30min
Análise dos instrumentos de avaliação utilizados pelo professor em sua turma.
QUESTÕES A SEREM LANÇADAS AO GRUPO
 Até que ponto os instrumentos de avaliação utilizado na sua prática permitem captar, com indicadores descritivos, os progressos realizados pelos alunos em relação a essa capacidade?
 Os instrumentos de avaliação utilizados na escola têm permitido que a avaliação seja diagnóstica e processual ou privilegia apenas a dimensão técnica (verificação e classificatória).
 Até que ponto os instrumentos de avaliação utilizado na escola permitem aos alunos visualizarem seus avanços no processo formativo?

15h30min às 15h50min
Leitura compartilhada das páginas 07 à 10
15h50min ás 16h35min
Apresentação de proposta de instrumento avaliativo em slides.
16 h35 às 17h
Avaliação do encontro
17h ás 18
Coquetel

Encaminhamento do estudo a distância:
 Síntese dos verbetes:
- Utilização de critérios observáveis nas propostas de avaliação.(pag.14)
- Avaliação das capacidades relacionadas à alfabetização.(pag.15 a 19)
- Estratégias de intervenção na aprendizagem dos alunos.( pag. 19)
- Estratégias para avaliação do trabalho realizado pela escola.( pag. 20 a 23)

 Leitura sobre AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (pag. 29 a 50). Analisar as atividades propostas , aplicá-las com seus alunos e trazer a análise dos resultados obtidos em sua classe para ser discutido na próxima formação.

 Leitura do fascículo 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário