quarta-feira, 23 de junho de 2010

VIII Encontro - Pró-Letramento- Morada Nova - Pauta

PAUTA DA FORMAÇÃO PRÓ LETRAMENTO – ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM
VIII ENCONTRO - IV FASCÍCULO

Temática: Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura
Data: 28/05/2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: EMEF. Cel. Magalhães Barata, Biblioteca do Professor e EMEF. Paulo Umbelino
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Objetivos de Ensino:
Refletir sobre uso da biblioteca e das salas de leitura como prática importante na formação de leitores e escritores competentes.
Propor alternativas para organização de um espaço de leitura nas escolas que não tiverem uma biblioteca.
Promover a reflexão sobre o uso do dicionário em sala de aula.
Objetivos de Aprendizagem:
Reconhecer o espaço de leitura como aliado na formação de alunos leitores e escritores.
Compreender a relevância do dicionário como parceiro no dia-a-dia em sala de aula.
Conhecer alternativas para a organização do espaço de leitura na escola, quando esta não contar com uma biblioteca.
Materiais a serem utilizados:
Data-show
Notbook
CD do Fascículo V (slides e vídeos)

MANHÃ

07h30minh às 07h50min - Leitura compartilhada
07h50min às 08h20min – Pensando juntos - socialização da atividade à distância alusiva à aplicação dos jogos planejados durante formação anterior.
08h20min às 08h50 - Levantamento de conhecimentos prévios sobre os espaços de leitura presentes nas escolas.
Encaminhamento: A formadora lança os seguintes questionamentos ao grupo onde cada escola representada deverá responder:
Como o espaço de leitura é organizado? Qual a estrutura?
Para quê e para quem se destina o espaço de leitura?
Como é utilizado pelas professoras e/ou pela escola? Existe algum projeto que envolva a utilização desse espaço?
Como o objetivo é conhecer as idéias das professoras em relação à organização e uso da biblioteca ou sala de leitura nas escolas cada uma deverá socializar suas experiências, projetos, organizações e estrutura oferecido pela escola onde as crianças possam vivenciar diferentes situações de leitura.
08h50min às 09h30min – Exibição e discussão dos slides com os tópicos:
A biblioteca escolar. Para quê? Como utilizá-la?
Organização e usos da biblioteca e das salas de leitura.
Livros grossos ou finos? Com figuras ou sem figuras?
Encaminhamento: A formadora apresenta os slides propondo discussão no grupo sobre os tópicos abordados.
09h30min ás 09h50min- Lanche
09h50min às10h20min- Leitura e discussão do texto: O uso do dicionário Realização no grupo de atividade cujo foco é a consulta ao dicionário.
Encaminhamento: A formadora propõe a leitura coletiva do texto, realizando pausas necessárias para discussão dos pontos relevantes.
10h20min às 11h10min – Planejamento de atividades a serem executadas nas turmas.
Encaminhamento: A formadora propõe aos professores as atividades considerando o ano trabalhado para realizarem planejamento tendo como base o roteiro a ser entregue:
Atividade: Ordem alfabética dos nomes – Pág. 38 – Turmas do 1º e 2º anos.
Atividade: Produção de um dicionário de classe – Pág. 38 – Turmas do 4º ano.
Atividade: Jogo da adivinhação – Pág. 39 – Turmas do 5º ano.
11h10min às 11h30min – Socialização dos planejamentos realizados.
Encaminhamento: A formadora oportuniza a 1 professor de cada ano que socialize seu planejamento com o grupo, sendo este o momento em que poderá realizar algumas intervenções, ampliando os conhecimentos do grupo.

TARDE
13h30min às 14h – Encaminhamento: A formadora expõe ao grupo o objetivo da reprodução do filme, apresentando o roteiro de observação a ser seguido pelos professores durante a visita e retomado no retorno à sala de aula.
14h às 14h20min - Sessão com filme: O leitor
14h20min às 16h20min – Reprodução de Filme
16h20min às 16h50min – Socialização das impressões dos professores sobre o filme.
Encaminhamento: A formadora propõe a socialização das observações realizadas pelos professores com base no roteiro disponibilizado.
16h50min às 17h – Orientações para realização da atividade à distância.
Encaminhamento: A formadora informa aos professores que eles deverão:
Executar a atividade planejada durante esta formação com sua turma;
Produzir relatório descritivo da atividade executada, salientando as dificuldades e avanços ocorridos durante a realização da atividade.
Lembrar aos professores que deverão trazer na próxima formação o livro didático que utiliza em sala de aula.
17h às 17h30min – Avaliação do encontro.
BIBLIOGRAFIA:
VIEIRA, Adriana Silene; Fernandes, Célia Regina D; Silva, Márcia Cabral da e Martins, Milena Ribeiro. Organização e uso da biblioteca escolar e das salas de leitura. UNICAMP. In Pró Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário