VII ENCONTRO - V FASCÍCULO
Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem
Data: 29/04/2010
Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h
Locais: EMEF. José Mendonça Vergolino, Paulo Umbelino e Biblioteca do Professor
Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.
Formadoras: Taciana, Maria Joaquina,Kênia.Eliz,Elis Jane,Jaciele,
Temática:
O Lúdico na sala de Aula: Brincadeiras e Jogos
Objetivos de Ensino:
- Refletir sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem do sistema alfabético.
- Promover a reflexão sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.
Objetivos de Aprendizagem:
- Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professores da escola pública no seguimento de 1º ao 5º Ano.
- Planejar atividades voltadas para o domínio do Sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do ensino fundamental.
- Reconhecer a importância do trabalho com práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental.
Materiais a serem utilizados:
Data-show
Notbook
CD do Fascículo V ( slides e vídeos)
Papel cartão- color-set
Cola- tesoura
AGENDA DO DIA
MANHÃ
08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada
8h20min às 08h50min – Pensando juntos- socialização da atividade à distância alusiva a Revisão coletiva de textos produzidos em sala de aula referente ao último encontro.
08h50min às 09h20- Levantamento de conhecimentos prévios sobre a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula:
09h20min às 10h20min – Exibição do vídeo: “Jogos e Brincadeiras”.
10h20min ás 10h40min- Lanche
10h40min às11h40min- Análise dos projetos e jogos apresentados no Fascículo V.
11h40min às 12h – Início das socializações das análises. Cada equipe apresenta as análises realizadas, expondo os pontos principais de cada unidade.
TARDE
14h00min às 14h30min – Continuação das socializações dos grupos.
14h30min às 15h45min - Planejamento de Projetos utilizando as temáticas: Almanaque e Brincadeiras populares, grupos 3 e 2 respectivamente. Construção de Jogos: grupo 1.
15h45min às 16h00min- Lanche
16h00min às 17h20min – Socialização das atividades produzidas pelos cursistas.
17h20min às 17h40min – Encaminhamento das atividades à distância:
· Os grupos 2 e 3, deverão aplicar os projetos nas turmas. Deve ser lembrado aos cursistas que registrem tudo que for feito para ser entregue à formadora (projeto mais relatório de aplicação das etapas realizadas).
· O grupo 1, deverá executar nas turmas e as professoras deverão registrar as reações e soluções reveladas pelos alunos. Devem registrar ainda suas análises dos pontos positivos que constaram e das dificuldades que encontraram para realizar o jogo proposto, registrando no que modificaria em seu planejamento inicial para realizarem novamente essa atividade. (relatório)
· Leitura do Fascículo 4- Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura.
17h40min às 18h00min – Avaliação do encontro.
BIBLIOGRAFIA:
LEAL, Telma F; MENDONÇA, Márcia; MORAES, Arthur Gomes e LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos - Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.
MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo, Ática, 1998.
MORAIS, A. G. Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Caderno de Apoio à Prática Pedagógica – Ortografia. Salvador, Bahia, 1996.
BRASIL. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEC - PROFA, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário