quarta-feira, 23 de junho de 2010

VII Encontro - Pró-Letramento- Morada Nova - Pauta

VII ENCONTRO - V FASCÍCULO


Formação PRÓ-LETRAMENTO – Alfabetização e Linguagem

Data: 29/04/2010

Horário: 08 h às 12h e de 14h ás 18h

Locais: EMEF. José Mendonça Vergolino, Paulo Umbelino e Biblioteca do Professor

Público alvo: Coordenadores pedagógicos e Professores de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino.

Formadoras: Taciana, Maria Joaquina,Kênia.Eliz,Elis Jane,Jaciele,

Temática:

O Lúdico na sala de Aula: Brincadeiras e Jogos

Objetivos de Ensino:

  • Refletir sobre a importância da elaboração dos projetos didáticos como aliados ao processo de ensino e aprendizagem do sistema alfabético.
  • Promover a reflexão sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de alfabetização.

Objetivos de Aprendizagem:

  • Analisar alternativas didáticas elaboradas em projetos desenvolvidos por professores da escola pública no seguimento de 1º ao 5º Ano.
  • Planejar atividades voltadas para o domínio do Sistema alfabético, leitura e produção de textos para os anos iniciais do ensino fundamental.
  • Reconhecer a importância do trabalho com práticas de leitura e produção de textos nos anos iniciais do ensino fundamental.

Materiais a serem utilizados:

Data-show

Notbook

CD do Fascículo V ( slides e vídeos)

Papel cartão- color-set

Cola- tesoura


AGENDA DO DIA

MANHÃ

08h00minh às 08h20min - Leitura compartilhada

8h20min às 08h50min – Pensando juntos- socialização da atividade à distância alusiva a Revisão coletiva de textos produzidos em sala de aula referente ao último encontro.

08h50min às 09h20- Levantamento de conhecimentos prévios sobre a utilização de jogos e brincadeiras em sala de aula:

09h20min às 10h20min – Exibição do vídeo: “Jogos e Brincadeiras”.

10h20min ás 10h40min- Lanche

10h40min às11h40min- Análise dos projetos e jogos apresentados no Fascículo V.

11h40min às 12h – Início das socializações das análises. Cada equipe apresenta as análises realizadas, expondo os pontos principais de cada unidade.

TARDE

14h00min às 14h30min – Continuação das socializações dos grupos.

14h30min às 15h45min - Planejamento de Projetos utilizando as temáticas: Almanaque e Brincadeiras populares, grupos 3 e 2 respectivamente. Construção de Jogos: grupo 1.

15h45min às 16h00min- Lanche

16h00min às 17h20min – Socialização das atividades produzidas pelos cursistas.

17h20min às 17h40min – Encaminhamento das atividades à distância:

· Os grupos 2 e 3, deverão aplicar os projetos nas turmas. Deve ser lembrado aos cursistas que registrem tudo que for feito para ser entregue à formadora (projeto mais relatório de aplicação das etapas realizadas).

· O grupo 1, deverá executar nas turmas e as professoras deverão registrar as reações e soluções reveladas pelos alunos. Devem registrar ainda suas análises dos pontos positivos que constaram e das dificuldades que encontraram para realizar o jogo proposto, registrando no que modificaria em seu planejamento inicial para realizarem novamente essa atividade. (relatório)

· Leitura do Fascículo 4- Organização e uso da Biblioteca Escolar e das Salas de Leitura.

17h40min às 18h00min – Avaliação do encontro.

BIBLIOGRAFIA:

LEAL, Telma F; MENDONÇA, Márcia; MORAES, Arthur Gomes e LIMA, Margareth Brainer de Queiroz. O lúdico na sala de aula: projetos e jogos - Pró-Letramento Alfabetização e Linguagem. Brasília, 2008.

MORAIS, A. G. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo, Ática, 1998.

MORAIS, A. G. Aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR. Caderno de Apoio à Prática Pedagógica – Ortografia. Salvador, Bahia, 1996.

BRASIL. SECRETARIA DO ENSINO FUNDAMENTAL. MEC - PROFA, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário